segunda-feira, 9 de junho de 2008

As tecnologias da inteligência - Respostas

1 Quem é Pierre Lévy? Quais são as suas principais obras que tratam das Tecnologias Digitais?

Pierre Lévy é um pesquisador francês nascido em Túnis na Tunísia que estudou na Sorbonne de Paris. Mais tarde, já como professor convidado, esteve em Québec no Canadá onde escreveu o livro "As tecnologias da Inteligência" baseado em seus estudos no Canadá.Outro livro que ele também escreveu foi "A mecânica do universo" ainda no Canadá.Em 1997, ele escreveu o livro "Cybercultura" junto com Odile Jacob. http://caosmose.net/pierrelevy/bio.html (em francês, mas muito bom)

2 O que são, para o autor, as tecnologias da inteligência? Quais destas tecnologias tem maior impacto na profissão de Comunicação Social? Justifique sua resposta.

Para o autor, as tecnologias da inteligência são novas formas de assimilação do conhecimento através da informática semelhante ao processo da introdução da escrita na cultura ocidental, e são também uma etapa posterior a linguagem escrita e a falada; que não irão substituir as duas anteriores, mas complementá-las. http://www.planetanews.com/produto/L/104474/tecnologias-da-inteligencia--o-futuro-do-pensamento-na-era-da-----as-pierre-levy.html A televisão é a tecnologia de maior impacto na comunicação social porque ela permite uma assimilação mais fácil, com baixo custo e no menor tempo (possibilidade de notícias em tempo real), enquanto que no rádio não existe o recurso visual, e no computador a comunicação é individualizada e, por enquanto, com um alto custo.Nos moldes atuais, as emissoras de TV estão buscando cada vez mais a interatividade com o público com os chats ao vivo e as enquetes ampliando a comunicação em rede e as conexões.

3 Que comparações Lévy faz do livro com o hipertexto?

A comparação que Pierre Lévy faz entre o livro e o hipertexto é que o hipertexto possui links em que a leitura pode ser feita de uma forma “desordenada” (não linear), da mesma forma que o livro possui o sumário o que possibilita o mesmo fenômeno porque se pode ler o capítulo que se deseja consultando o sumário e que não necessariamente o livro precisa ser lido na sua ordem cronológica (primeiro capítulo, depois o segundo e assim por diante).
http://www.geocities.com/neitzeluiz/hipertex.html

4 Compare a definição de hipertexto que está no wikipedia com de Pierre Lévy.

A definição de hipertexto do Wikipédia em relação a original dita por Pierre Lévy não está de todo errada porque o Wikipédia diz que um hipertexto é um texto que possui ligações para outros textos enquanto que na definição de Pierre Lévy é:

“Um conjunto de nós ligados por conexões (esses podem ser palavras, gráficos, imagens ou seqüências sonoras), sendo que cada nó pode conter uma rede inteira de associações”

http://www.facom.ufba.br/projetos/digital/hipertex.html

5 Analise o seguinte trecho do texto: "Basta que alguns grupos sociais disseminem um novo dispositivo de comunicação, e todo o equilíbro das representações e das imagens será transformado, como vimos no caso da escrita, do alfabeto, a impressão, ou dos meios de comunicação e transporte modernos." (p.16). Relacione-o com o que discutinos no primeiro bimestre quando tratamos da periodização dos desenvolvimentos tecnológicos?

De acordo com o que discutimos no bimenstre passado , quando tratamos de desenvolvimento tecnologico pode causar uma interferencia social na vida de cada um transformando e adaptando os habitos das pessoas.
Com o aumento da tecnologia houve uma crescente demanda de novos produtos tecnologicos, fazendo assim o consumo aumentar cada vez mais gerando uma competicao no mercado de tecnologias, deixando o fluxo de mercadorias cada vez mais constante.

6 O que é groupware para este autor e que relação há com o que ele chama de "política do hipertexto"?

Groupware, é um grupo formado para ajudar ao trabalho em equipe, representa uma aplicação promissora dos hipertextos que ajuda ao raciocínio, à argumentação, àdiscussão, à criação, à organização e ao planejamento.

Nenhum comentário: