domingo, 25 de maio de 2008

http://books.google.com/books?id=aGKy8Opm-XEC&hl=pt-BR

http://66.102.1.104/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=cache:2Qu2WkfPjPwJ:ppginf.ucpel.tche.br/gracaliz/arquivos-download/Papers/2002/paper2002_11.ps+comunidade+virtual

http://66.102.1.104/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=cache:2Qu2WkfPjPwJ:ppginf.ucpel.tche.br/gracaliz/arquivos-download/Papers/2002/paper2002_11.ps+comunidade+virtual

Quais são as características básicas de uma comunidade segundo um de seus principais teóricos: Ferdinand Tonnies?
A comunidade,
assume três
formas (e graus) principais: a comunidade
de sangue, assente na relação de consangui-
nidade (a família, o parentesco, o clã, etc.), e
que é a forma primária de comunidade; a co-
munidade de lugar ou “comunidade de vida
física”, que “se baseia num habitat comum”
(a aldeia, a vila, a apequena cidade, etc.); a
comunidade de espírito ou “comunidade de
vida mental” (a nação, a religião), que “ape-
nas envolve cooperação e acção coordenada
em direcção a uma meta comum”, e que, “em
conjunção com os outros”, representa o tipo
de comunidade “verdadeiramente humana e
suprema.”
Como resume Tönnies:
O verdadeiro cimento da unidade e, con-
sequentemente, da possibilidade de uma
comunidade assenta, em primeiro lugar,
na estreiteza da relação consanguínea e
na mistura de sangue; em segundo lugar,
na proximidade física e, por último – para
os seres humanos –, na proximidade inte-
lectual. Há que buscar as fontes de todo
o tipo de entendimento nesta gradação.
Para além das já referidas, a comunidade
apresenta características como as seguintes:
i) Envolve um consenso ou entendimento
tácito, que tem como seu “ór-
gão real” a linguagem;
ii) Implica um ter-
ritório próprio, uma “terra natal”
iii) No seu sentido espiritual, identifica-se
com a religião de um povo.
Fonte: http://64.233.169.104/search?q=cache:8g_LpAqRFGYJ:www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo-comunicacao-mediatizacao.pdf+quais+as+caracter%C3%ADsticas+de+uma+comunidade+Ferdinand+Tonnies&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=8&gl=br
2. Existem vários tipos de comunidades no mundo material. Quais são elas?
Com base nos textos lidos entendemos que comunidades no mundo material seriam então, famílias, classes escolares e a própria escola, grupos de amizades e até sociais ideológicos, como punks, góticos e etc.
3. Quais são as semelhanças existentes entre uma comunidade tradicional e uma comunidade virtual? O que as diferencia?
Com base nos textos lidos entendemos que as comunidades tradicionais e as virtuais são semelhantes em termos gênese, todas elas tem um porque de existir seja ideais (no material ex. emos, no virtual ex. jogadores de RPG), econômicos (no material ex.: empresários da bolsa que freqüentam determinados lugares específicos no virtual ex.: jogadores de Second Life que usam o jogo pra realmente ganhar dinheiro) ou sociais (no material ex. participamos de reuniões familiares porque é um costume, e todos nós fazemos, no virtual ex. Orkut participamos porque senão a sociedade diz que você é um excluído). O que as diferencia além da tangividade ex.: uma escola é um prédio palpável, o Orkut mesmo contendo várias pessoas não pode ser tocado, é o modo como as pessoas vivem e interagem com a tradicional e a virtual, contando que na virtual a distância não existe.
4. Que recursos baseados em hipertexto as comunidades virtuais costumam apresentar?
Textos onde existem palavras-chaves que podem ser linkadas e existirá referencias sobre essas palavras-chaves para aprofundamento sobre o assunto.

domingo, 18 de maio de 2008

Lição de casa kkk

Parte I Letra A
O que é um blog?
Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo).
Fonte: www.interney.net
Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.
O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.
Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los.
Fonte: www.wikipedia.com.br

Quando ele surgiu?

Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, foi o editor do blog original [robotwisdom http://www.robotwisdom.com/] e concebeu o termo - "weblog" - em 1997, definindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O blog de Barger tem uma aparência diferente dos atuais e ainda hoje mantém a mesma interface de quando foi criado. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog". Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram distintos tanto em forma como conteúdo das publicações periódicas que os precederam (ezines e journals). Eles eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante.
O panorama mudou quando, naquele mesmo ano de 1999, diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação em blogs. Um destes softwares, chamado Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, e com a sua interface privilegiando a escrita espontânea, foi adotado por centenas de pessoas. O conhecimento tecnológico para manutenção de uma ferramenta para publicação na Web passou a não ser mais um requisito. A estrutura técnica era gerenciada pela empresa, que também oferecia a criação de blogs a custo zero, assim como os valores agregados: um item em um blog possui valor de produção irrisório comparado com o de um artigo veiculado na grande mídia.
Alguns achavam que com a seleção criteriosa e justaposição de links, os blogs poderiam se tornar uma importante nova forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e talvez, influenciar a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”.
Fonte: www.wikipedia.com.br
Como ele funciona?
A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirão que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs.
Fonte: www.interney.net


Parte I Letra B
Quais são as características que permitem diferenciar um blog de qualquer outro tipo de website?
De uma maneira simples a diferença é: >>Blog é uma espécie de diário digital, onde se publica informações sobre atividades realizadas pelo dono ou pelo seu objeto, sendo divido em fotolog (fotos), videolog (vídeos), etc. >>Já os Sites permitem a inserção de diversas paginas na web, todas interligadas, ao contrario do BLOG que geralmente se compõe de uma única pagina, onde todas as ações são descritasOs Blogs são mais simples de serem criados, porem mais limitados.
Fonte: www.yahoorespostas.com.br
Para muita gente site e blog é a mesma coisa, mas na prática podemos observar que há algumas diferenças que podem ser facilmente percebidas.
Site
É o modelo tradicional de páginas web.
Normalmente tem a home page, um ponto inicial para outras páginas.
A comunicação com o leitor normalmente é feita via e-mail.
Necessita-se de conhecimento mínimo em HTML.
A definição de conteúdo é trabalhosa, pois os clientes entendem que o site é algo muito formal. Em muitos casos definir textos para sites, por exemplo, é muito trabalhoso.
A atualização é feita em períodos longos.
Muitos sites possuem um grande grau de formalidade.
Blog
Expressa a opinião do autor apenas.
O conteúdo pode ser discutido (comentários), às vezes classificado.
A atualização é constante e em muitos casos diário.
A linguagem adotada é mais light e menos formal.
O modelo estrutural também é diferente, no blog temos várias páginas empilhadas, podendo navegar entre elas sem precisar ficar voltando.
Completando o item anterior, no site o modelo de navegação e vai e volta, no blog e próximo, próximo, etc.
O conteúdo pode ser classificado por categoria, data ou tags.
Cada página ou assunto é chamado de "post" de postar.
Geralmente tem um foco muito bem definido, têm blogs sobre esportes, tecnologia, saúde, política, etc.
O autor do blog normalmente é identificado e conhecido, tornando mais humano a relação autor e leitor.
Não precisa de conhecimento de tecnologia para criar um blog, qualquer pessoa pode criar um com alguma facilidade, apesar de algumas situações requerem certo grau de conhecimento.
Fonte: www.luis.blog.br
Parte I Letra CBlog do Lívio Oricchio:http://blog.estadao.com.br/blog/livio/Fala em sua maioria de Fórmula 1, mas trata de outras coisas como viagens por exemplo.Blog do Josias de Souza:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/Analisa os fatos políticos e as manchetes do dia dos principais jornais brasileiros.Blog da Soninha:http://blogdasoninha.folha.blog.uol.com.br/Fala sobre futebol e variedades como o desmatamento da Amazônia.
Parte I Letra D
Blog da Melissa
O blog da Melissa tem como finalidade mostrar o que há de novo no mundo da moda e dar dicas sobre o que usar, dando exemplos da nova linha de produtos da marca.
www.melissa.com.br/spfw/
Natura
O blog da Natura tem como finalidade trocar informações e experiências sobre diversos assuntos sobre a atividade de consultoria, como lançamentos, promoções, ações do movimento natura e temas sócioambientais.
www.blogconsultoria.natura.net/

Tecnisa
O blog da Tecnisa é o primeiro blog corporativo do Mercado Imobiliário. Ele é mantido pela construtora Tecnisa como meio de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.
www.blogtecnisa.com.br/
Parte I Letra E
O que é uma hospedagem de Blogs?
A hospedagem de Blogs é a expressão utilizada para dizer que o blog estará disponível na Internet através de um provedor de serviços.
Ou seja, quando uma pessoa acessar o endereço de seu blog vai puxar o conteúdo de um servidor.
Planeta Servidor
Servidores no Brasil, muito espaço e transferência.
www.planetaservidor.com.br
Wordpress e Blogger
Hospedagem de Blogs grátis, o inconveniente é que no Wordpress você não pode instalar seu próprio tema, nos dois, Wordpress e Blogger você não pode instalar plugins e tem de usar o próprio no me exemplo, seunome.wordpress.com e seunome.blogspot.com.
www.wordpress.com
e
www.blogger.com
Parte II g07 m
Artlog é uma imagem contida em um blog. A maioria dos blogs contem textos quando contem uma imagem essa imagem é chamada artlog.
http://photoessencia.blogspot.com/
http://www.bethsousa.blogger.com.br/
http://www.sounada.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de maio de 2008